Resenhas 13/01/2014

A origem do Big Brother

Em breve começará mais uma edição do reality show mais tradicional da TV. Mais uma vez o Big Brother Brasil, deve atrair a atenção de milhões de brasileiros.

Em breve começará mais uma edição do reality show mais tradicional da TV. Mais uma vez o Big Brother Brasil, deve atrair a atenção de milhões de brasileiros. Porém, poucos sabem a origem do nome do programa, que foi idealizado por uma produtora hoandeza chamada Endemol, que licencia sua marca para a realização do reality em diversos países.

O "Big Brother" ou, traduzindo, o "Grande Irmão" é um personagem fictício do romance 1984 (Nineteen Eighty-Four), de George Orwell. No livro escrito em 1948 o autor descreve uma sociedade hipotética no ano de 1984 (invertendo os dois últimos dígitos do ano em que escreveu a obra).

Esta sociedade é dominada por um partido que vigia diretamente todos os indivíduos por meio de telas que "enchergam" tudo o que todas as pessoas fazem, o tempo todo. O lider desse partido que comanda a sociedade é chamado de "Big Brother" e as pessoas são sempre lembradas de sua vigilância pelo lema "Big Brother is Watching You" ("O Grande Irmão zela por ti" ou "O Grande Irmão está te observando").

O programa BBB tenta reproduzir esse efeito de manter as pessoas sendo observadas por uma entidade que ninguém sabe ao certo quem é, ou mesmo se existe de fato.

Também pouca gente sabe que George Orwell não existe. O nome é um pseudônimo utilizado pelo escritor inglês Eric Arthur Blair.


CATEGORIAS

Artigos

Novidades do Livrista

Recomendações

Resenhas


ASSUNTOS EM DESTAQUE


O Livrista é um sistema 100% online para organizar e gerenciar bibliotecas pessoais e institucionais. Cadastre-se gratuitamente e comece agora mesmo a organizar seus livros.

Saiba mais Cadastre-se »


Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.