Se há poucas décadas o grupo das maiores empresas do mundo era liderado por bancos, montadoras de automóveis e petrolíferas, hoje são as empresas digitais que dominam esse clube.
Essas empresas são admiradas e até mesmo amadas por nós. E, mesmo que para você não chegue a tanto, suas histórias são repletas de fatos interessantes e também de importantes ensinamentos para aqueles que se aventuram pelo mundo dos negócios.
Por isso separamos essa lista com livros que mostram os bastidores e as histórias de algumas das maiores e mais admiradas empresas do mundo moderno.
1) A loja de tudo, de Brad Stone
Neste livro o jornalista Brad Stone, que teve acesso à fucionários pioneiros e atuais da empresa, conta a história da Amazon e seu fundador Jeff Bezos.
Fundada em 1994, a Amazon o nome da empresa faz alusão ao nosso Rio Amazonas (rio que possui o maior volume de água no mundo).
Inicialmente a loja se concentrou em livros, pois eram os produtos mais fáceis de serem comercializados pela Internet naquele momento. Porém, desde o início, os planos eram de que ela aos poucos se tornasse "a loja de tudo", o que parece ter acontecido, não sem uma boa dose de polêmicas que, é claro, é apresentada no livro.
2) A regra é não ter regras, de Reed Hastings e Erin Meyer
Reed Hastings é co-fundador e CEO da Netflix. Nesse livro, em parceria com a escritora Erin Meyer, ele explica como a cultura inovadora da empresa foi desenvolvida.
Dividido em quatro partes, o livro em muitos momentos se parece com um manual de como implementar o que o executivo chama de "cultura de liberdade com responsabilidade".
3) Onde os sonhos acontecem, de Robert Iger
Robert Iger foi CEO da Disney por 15 anos e neste livro ele conta as histórias, desafios e conquistas deste período.
Durante a gestão de Iger, a Disney adquiriu a Pixar (que havia sido criada por Steve Jobs) em 2006, a Marvel em 2009, a Lucasfilm em 2012 e a 21st Century Fox em 2017.
4) Jogue limpo, mas vença, de Michael Dell
Em 1984, aos 19 anos de idade, Michael Dell fundou a Dell Technologies, que viria a se tornar uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Em um relato com tom bastante pessoal, o executivo conta os altos e baixos da empresa, com foco no que ele chamou de os seus três desafios mais decisivos: criar a empresa, fazê-la crescer e transformá-la para acompranar as transformações do mundo.
5) A eclosão do Twitter, de Nick Bilton
Nesse livro um pouco mais antigo (lançado em 2013), o jornalista Nick Bilton conta a história da fundação do Twitter, uma das primeiras e até hoje mais populares mídias sociais.
O livro narra como Evan Williams (Ev), Jack Dorsey, Biz Stone e Glass Noah tiveram a ideia, desenvolveram e lançaram o Twitter.
A relação entre os quatro fundadores do microblog foi marcada por desavenças, vaidade e disputas por poder.
A obra não cobre o momento mais recente em que a empresa foi adquirida de modo conturbado pelo empresário Elon Musk, mas mesmo assim se mantém muito interessante e ainda vale a leitura.
6) O clique de 1 bilhão de dólares, de Filipe Vilicic
Neste livro o jornalista paulistano Filipe Vilicic conta a história de um dos aplicativos mais utilizados de todos os tempos: o Instagram.
O mais interessante do livro é que a história é contata sob o ponto de vista de um de seus fundadores: o brasileiro Mike Krieger.
O "1 bilhão de dólares" do título se refere ao preço que o Facebook pagou para adquirir o aplicativo em 2012.
Boas leituras!