Artigos 14/11/2013

Aby Warburg, o homem que trocou um Banco por uma Biblioteca

Herdeiro natural do banco da família, Aby abriu mão desse direito em favor do irmão, e em troca recebeu estabilidade financeira e a possibilidade de comprar todos os livros que desejasse.

Abraham Moritz Warburg mais conhecido como Aby Warburg, nasceu em Hamburgo na Alemanha em 6 de junho de 1866 e viveu até 26 de outubro de 1929. Como era de família judaica, conforme a tradição, por ser o filho primogênito, ele naturalmente herdaria o Banco que pertencia à sua família quando seu pai viesse a falecer. Pouco interessado em se tornar um banqueiro, sua biografia conta que, ainda aos 13 anos de idade, propôs um acordo ao irmão mais novo, Max Warburg, que na época tinha 12 anos. A proposta foi a seguinte:

Aby abriria mão do meu direito de herdar o Banco em favor do irmão Max e em troca o Banco lhe daria estabilidade financeira - apenas o suficiente para que ele mantivesse os estudos e sua carreira acadêmica -, e também lhe daria todos os livros que viesse a desejar.

O acordo foi aceito, Max assumiu o Banco e Aby começou a formar aquela que é uma das mais importantes bibliotecas modernas do mundo. Aby era estudioso da história da arte, da linguagem e dos meios de comunicação. Assim, a Biblioteca Warburg, que hoje pertence ao Instituto Warburg, acabou reunindo um importante acervo sobre uma nova ciência que se formava, a Ciência da Cultura. Em 1913 durante a ascensão do nazismo na Alemanha os cerca de 60.000 livros da Biblioteca Warburg foram transferidos para Londres, onde o instituto funciona até hoje.

Há outro fato que torna essa biblioteca ainda mais especial e mitológica: a maneira peculiar, anticatalográfica, como os livros são ordenados em suas extensas prateleiras. Como compreendia que os estudos da cultura deveriam ser interdisciplinares, organizar os livros por categoria não parecia adequado, pois ideias complemanteres ficaram muito distantes uma das outras. Aby então adodou um método próprio, que chamou de "lei da boa vizinhança" para organizar sua biblioteca, colocando lado a lado livros de categorias diferentes, mas que colaboravam para a compreensão de problemas semelhantes. Essa história é contada no livro A Serpente, a Maçã e o Holograma, de Norval Baitelo Jr.

E você? Como organiza sua Biblioteca?


CATEGORIAS

Artigos

Novidades do Livrista

Recomendações

Resenhas


ASSUNTOS EM DESTAQUE


O Livrista é um sistema 100% online para organizar e gerenciar bibliotecas pessoais e institucionais. Cadastre-se gratuitamente e comece agora mesmo a organizar seus livros.

Saiba mais Cadastre-se »


Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.