Artigos 01/12/2015

Livro com mais de 100 anos continua sendo um livro?

Uma edição do Le Grand Atlas, de Johannes Bleau, comprada em 2005, teve sua importação barrada pelo fisco brasileiro

A legislação brasileira prevê benefício fiscal de alíquota zero para o PIS/COFINS-Importação para a importação de livros. Porém uma edição do Le Grand Atlas, de Johannes Bleau, com 12 volumes, comprada em 2005, teve sua importação barrada pelo fisco brasileiro sob a alegação que, ao completar 100 anos, a obra passaria a ser uma antiguidade e voltaria a estar sujeita às tributações. Desde então discute-se no processo se a coleção é formada por livros ou por antiguidades.

No início deste mês de novembro/2015 o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) reconheceu a imunidade no pagamento de imposto de importação para a obra em questão. De acordo com o relator do processo, desembargador federal Johonsom Di Salvo:

Cada um dos 12 volumes da coleção "LE GRAND ATLAS" - ATLAS MAJOR, de JOHANNES BLEAU, é um livro e nem mesmo a pretendida onipotência do Fisco Federal brasileiro consegue mudar isso por meio de um ato normativo. Antigo e usado, sim, mas sempre um livro. E como a Constituição não excepciona da imunidade o livro antigo, não tem o menor vestígio de cabimento que o apetite fiscal brasileiro possa tributar um livro só porque o mesmo tem idade superior a cem anos. O absurdo do entendimento fiscal é manifesto, não apenas porque é um acinte à Constituição, mas porque ousa mudar a natureza física dos objetos considerando uma idade aleatória: cem anos é o tempo de um livro "antigo - noventa e nove anos não é.


CATEGORIAS

Artigos

Novidades do Livrista

Recomendações

Resenhas


ASSUNTOS EM DESTAQUE


O Livrista é um sistema 100% online para organizar e gerenciar bibliotecas pessoais e institucionais. Cadastre-se gratuitamente e comece agora mesmo a organizar seus livros.

Saiba mais Cadastre-se »


Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.