Artigos 14/01/2014

Noruega vai digitalizar todos os seus livros e disponibilizá-los gratuitamente

Material isentos de direitos de autor estarão à disposição de qualquer utilizador da Internet. Os responsáveis por esta tarefa gigantesca acreditam que vai demorar entre 20 a 30 anos para ser concluída.

A Biblioteca Nacional da Noruega está digitalizando seu acervo na íntegra, com processamento de texto, para o conteúdo possa facilmente ser pesquisado na Internet. A Finlândia e o Reino Unido já vêm realiando algo de semelhante, bem como o Google, que tem digitalizado o acervo de bibliotecas em vários países.

No caso da Noruega, além da digitalização, foram feitos acordos com várias editoras, permitindo a qualquer pessoa com um endereço IP norueguês acessar materiais protegido por direitos autorais. Material isentos de direitos de autor estarão à disposição de qualquer utilizador da Internet. Os responsáveis por esta tarefa gigantesca acreditam que vai demorar entre 20 a 30 anos para ser concluída.

No Brasil, a USP realiza um grande trabalho de digitalização da Biblioteca Brasiliana, formada por José Mindlin e cedida à Universidade de São Paulo após sua morte.

Fonte: Publico.pt

CATEGORIAS

Artigos

Novidades do Livrista

Resenhas


ASSUNTOS EM DESTAQUE


O Livrista é um sistema 100% online para organizar e gerenciar bibliotecas pessoais e institucionais. Cadastre-se gratuitamente e comece agora mesmo a organizar seus livros.

Saiba mais Cadastre-se »