Artigos 14/01/2014

Noruega vai digitalizar todos os seus livros e disponibilizá-los gratuitamente

Material isentos de direitos de autor estarão à disposição de qualquer utilizador da Internet. Os responsáveis por esta tarefa gigantesca acreditam que vai demorar entre 20 a 30 anos para ser concluída.

A Biblioteca Nacional da Noruega está digitalizando seu acervo na íntegra, com processamento de texto, para o conteúdo possa facilmente ser pesquisado na Internet. A Finlândia e o Reino Unido já vêm realiando algo de semelhante, bem como o Google, que tem digitalizado o acervo de bibliotecas em vários países.

No caso da Noruega, além da digitalização, foram feitos acordos com várias editoras, permitindo a qualquer pessoa com um endereço IP norueguês acessar materiais protegido por direitos autorais. Material isentos de direitos de autor estarão à disposição de qualquer utilizador da Internet. Os responsáveis por esta tarefa gigantesca acreditam que vai demorar entre 20 a 30 anos para ser concluída.

No Brasil, a USP realiza um grande trabalho de digitalização da Biblioteca Brasiliana, formada por José Mindlin e cedida à Universidade de São Paulo após sua morte.

Fonte: Publico.pt


CATEGORIAS

Artigos

Novidades do Livrista

Recomendações

Resenhas


ASSUNTOS EM DESTAQUE


O Livrista é um sistema 100% online para organizar e gerenciar bibliotecas pessoais e institucionais. Cadastre-se gratuitamente e comece agora mesmo a organizar seus livros.

Saiba mais Cadastre-se »


Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.