Novidades do Livrista 29/02/2020

10 coisas que você pode fazer com o Livrista

O Livrista é um sistema para organização, gerenciamento e compartilhamento de bibliotecas pessoais e institucionais. Também é um grande banco de informações, com conteúdo sobre livros, autores e editoras.

Quem gosta de livros mais cedo ou mais tarde vai se deparar com essa questão: como organizar minha biblioteca?

O Livrista surgiu como um sistema online para organizar os livros da sua biblioteca, seja ela uma biblioteca particular pessoal, uma biblioteca pública, uma biblioteca escolar ou uma biblioteca institucional.

Mas além disso o Livrista possui uma série de outras funções úteis para uma grande variedade de tarefas comuns para quem é apaixonado por livros.

Para que você conheça algumas dessas funções preparamos essa lista de 10 coisas que você pode fazer com o Livrista. Aproveite.

1. Organizar seus livros

Essa é uma das três funções principais do Livrista. Ao criar sua conta você passa a ter acesso gratuitamente às ferramentas que permitem organizar seus livros.

A mais rica biblioteca, quando desorganizada, não é tão proveitosa quanto uma bastante modesta, mas bem ordenada. (Artur Schopenhauer)

Detalhe do sistema para cadastramento dos seus livros.

No Livirsta você poderá cadastrar todos os seus livros, sem limite de quantidade.

Sabemos que esse é um esforço grande, mas vale a pena! Depois que sua biblioteca estiver toda organizada você vai se surpreender.

Para ajudar nessa tarefa, quando você começa a digitar o título do livro, é apresentada uma lista com os livros que já conhecemos com esse título. Isso evita esforços desnecessários e permite ganhar tempo na organização da sua biblioteca, além de tornar sua experiência com o Livrista muito mais rica.

Se o livro que você quer cadastrar não estiver na lista, tudo bem. Pode cadastrá-lo normalmente, mas será necessário digitar um pouco mais de informações.

Você ainda poderá cadastrar os dados específicos do seu exemplar do livro, como Editora, Ano de Publicação, Código, Coleção, Ilustrador, Tradutor...

Quanto mais informações você cadastrar, melhor.

2. Gerenciar sua coleção

Essa é mais uma das três funções principais do Livrista. O principal motivo para você cadastrar todos os seus livros e organizar sua biblioteca é poder gerenciá-la de modo eficiente.

Esses são alguns dos recursos que você pode utilizar para gerenciar sua coleção:

Você pode informar quanto pagou por cada livro que cadastrar. Com isso o sistema vai te mostrar quanto investiu para a formação da sua biblioteca. Veja esse exemplo:

Estatísticas de uma biblioteca

Também pode informar se o livro já foi lido e obter informações sobre seu ritmo de leitura.

Bibliotecas institucionais ainda podem utilizar o recurso de gerenciamento de empréstimos. Estamos trabalhando para melhorar essa função.

3. Compartilhar sua biblioteca

A terceira função principal do Livrista é a possibilidade de compartilhar sua biblioteca.

Todas as bibliotecas gerenciadas com o Livrista podem ser visualizadas publicamente, por qualquer pessoa, a partir da internet, por meio de um endereço do tipo: https://livrista.com.br/USUARIO

Experimente acessar o endereço https://livrista.com.br/livrista/. Essa é a biblioteca oficial da equipe do Livrista, onde cadastramos os livros que são citados em nossos canais de conteúdo.

4. Classificar seu livros por estantes

Para facilitar a organização e o gerenciamento da sua biblioteca seus livros podem ser classificados por estantes.

Você cria as estantes como quiser e informa quais livros estão em cada uma. Assim você pode saber mais facilmente onde cada um deles está. 

Com esse recurso você também consegue criar um mecanismo completo para classificação dos seus livros, o que pode ser muito útil para grandes bibliotecas. 

5. Saber quais sãos os livros mais populares do momento

Além de um sistema para gerenciar bibliotecas, o Livrista também é um portal de conteúdo, com muitas informações interessantes sobre o mercado editorial e a prática da leitura.

Nós organizamos todos os livros disponíveis no sistema em um ranking de popularidade.

Para ver esse ranking, acesse https://livrista.com.br/livros/

Ranking do Livrista

O Ranking do Livrista é dinâmico, atualizado em tempo real, e leva em consideração diversas variáveis para determinar os livros mais populares no momento.

Quando você faz uma busca no site por um título, um autor ou um tema específico, os livros encontrados são apresentados de acordo com sua posição nesse ranking.

6. Publicar e ler resenhas sobre um determinado livro

Todos os usuários do Livrista podem publicar resenhas sobre os livros de sua biblioteca. As resenhas podem ser públicas (podendo serem vistas por qualquer pessoa que acesse o site), ou privadas (apenas você poderá ver).

Ao acessar a página do livro você pode ver todas as resenhas públicas sobre ele.

Veja, por exemplo, o livro A arte da guerra.

Exemplo de resenha pública

7. Obter o preço médio pago por um determinado livro

Outra informação que você encontra na página de cada livro é a indicação do preço médio pago pelos usuários do sistema.

Essa informação pode te orientar no momento de fazer suas compras, ajudando a encontrar boas oportunidades.

Para muitos livros você encontrará, inclusive, um botão de comprar, que vai te levar até algum site parceiro onde o livro pode ser adquirido.

8. Encontrar bibliotecas que possuem determinado livro

Junto com cada livro, apresentamos também as bibliotecas onde eles podem ser encontrados.

Quem sabe você não encontra uma biblioteca por perto que tenha aquele livro que você quer ler, mas que está muito difícil de encontrar?

Por exemplo, essas são algumas bibliotecas que possuem exemplares do livro O pequeno príncipe:

Bibliotecas que possuem um determinado livro

9. Conhecer autores e seus livros

Acessando o endereço https://livrista.com.br/autores/ você encontrará informações sobre escritores e escritoras que são populares entre os usuários do Livrista.

Na página de cada autor ou autora existe uma pequena biografia e uma relação dos seus livros que conhecemos, organizados conforme o Ranking do Livrista.

10. Conhecer as editoras e saber quais são seus principais livros

Os mesmos recursos disponíveis para autores também existem para editoras. Acessando https://livrista.com.br/editoras/ você encontra informações sobre as casas publicadoras mais populares entre os usuários.

Na página de cada editora você descobre quais são suas principais publicações, organizadas de acordo com o Ranking do Livrista.

 

Há muito mais que você pode fazer com o Livrista e tem muitas funções novas sendo preparadas.

Experimente.

CATEGORIAS

Artigos

Novidades do Livrista

Resenhas


ASSUNTOS EM DESTAQUE


O Livrista é um sistema 100% online para organizar e gerenciar bibliotecas pessoais e institucionais. Cadastre-se gratuitamente e comece agora mesmo a organizar seus livros.

Saiba mais Cadastre-se »