Recomendações 26/02/2023

Jane Austen: conheça os principais livros e personagens da autora

Descubra por que Jane Austen é uma das maiores autoras da literatura inglesa e encante-se com suas obras-primas da literatura romântica

Jane Austen foi uma renomada romancista inglesa do final do século XVIII e início do XIX. Nascida em 1775, em Hampshire, Inglaterra, foi a sétima filha de uma família de oito irmãos e seu pai era reverendo anglicando, pároco da paróquia local. Ela começou a escrever na adolescência, produzindo pequenas histórias e peças de teatro que foram apresentadas em casa para sua família.

No início de sua carreira literária, Austen publicou anonimamente seus livros, usando apenas a inicial de seu nome e pseudônimos como "A Lady". Seus romances retratam a vida e os costumes da classe média rural inglesa de sua época, com uma aguda observação dos comportamentos humanos e sociais. Seus personagens são frequentemente jovens mulheres que buscam amor e felicidade em um mundo patriarcal que as limita.

Alguns de seus livros se tornaram clássicos da literatura universal e estão entre aqueles que todos deveriam ler antes de morrer. A seguir apresentamos alguns deles em ordem de publicação.

Razão e sensibilidade

Publicado em 1811, este livro é sobre duas irmãs, Elinor e Marianne Dashwood, que têm personalidades diferentes e precisam aprender a lidar com as dificuldades da vida após a morte do pai. Elinor é racional e controlada, enquanto Marianne é emotiva e romântica. Ambas as irmãs buscam amor e felicidade, mas precisam superar os obstáculos impostos pela sociedade.

Orgulho e preconceito

Publicado em 1813, este é o romance mais conhecido de Austen. A história segue as irmãs Bennet enquanto tentam encontrar um marido adequado em uma sociedade estrita de classe e rígida etiqueta social. A história de amor de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy é uma das mais famosas da literatura.

Emma

Publicado em 1815, este romance é centrado em Emma Woodhouse, uma jovem rica que tenta encontrar o amor para outras pessoas, enquanto lida com suas próprias emoções. Ela se mete em vários problemas ao tentar combinar as pessoas erradas e, eventualmente, descobre o amor verdadeiro.

Persuasão

Publicado postumamente em 1817, este romance conta a história de Anne Elliot, que se arrepende de ter recusado a proposta de casamento de um oficial naval pobre e agora tenta reconquistá-lo depois que ele retorna à sua cidade natal como um homem rico e bem-sucedido.

Os livros de Jane Austen são reconhecidos por suas observações agudas sobre a sociedade, personagens bem desenvolvidos e diálogos inteligentes.

Sua escrita continua a ser relevante e influente até hoje, tornando-a uma das autoras mais amadas da literatura inglesa.

Boas leituras


CATEGORIAS

Artigos

Novidades do Livrista

Recomendações

Resenhas


ASSUNTOS EM DESTAQUE


O Livrista é um sistema 100% online para organizar e gerenciar bibliotecas pessoais e institucionais. Cadastre-se gratuitamente e comece agora mesmo a organizar seus livros.

Saiba mais Cadastre-se »


Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.